Atualize seu navegador!
Plano de Ação 2009

 

 

 

ANEXO 1 – PLANO DE AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR 

PLANO DE AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR

GESTÃO 2009/2010
 PRINCÍPIOS NORTEADORES PROBLEMAS LEVANTADOS AÇÕESMETAS – 2009/2010 (CURTO MÉDIO E LONGO PRAZO). PERÍODO RESPONSÁVEL
 Gestão democrática (escolha/indicação da direção, auto-defensor, e outros)       

- Afirmar a gestão democrática.

        

- Pouca participação dos auto defensores em eventos. Falta integração na tomada de decisões.

       

- Encontros com a comunidade escolar para discutir a importância do seu envolvimento com a escola para a concretização de uma prática educativa emancipadora.

- Criar um ambiente de trabalho coletivo.

Presença dos auto defensores nos eventos promovidos pela escola.

- Reunir mensalmente os alunos da escola com auto defensores para assim motiva-los.

- médio prazo

- 2009

- Comunidade Escolar.

 Regimento Escolar

- Inacabado

         

- Agilizar a conclusão do Regimento Escolar.

- Reuniões com a comunidade escolar.

- Rever legislação atual para sua conclusão.

  

- médio prazo

2009

Direção/ Comunidade Escolar.

  

 

PRINCÍPIOS NORTEADORES
 PROBLEMAS LEVANTADOS AÇÕESMETAS – 2009/2010 (CURTO MÉDIO E LONGO PRAZO). PERÍODO RESPONSÁVEL
 Projeto Político Pedagógico     

-Falta de Laboratório de Informática.

  

-Os problemas serão observados no decorrer do ano letivo.

-Pedido de sala multifuncional.

-Montar Projeto.

 

-Realimentação do PPP

-Adequação às necessidades observadas.

 

- médio prazo

-Ano de 2009

Todos os Setores.

     
 Plano de Trabalho Docente     

-Falta de adequação do Sistema de Avaliação.

- Adequar:

Sistema de Avaliação.

Planejamento de sala e plano de ação docente.

-Curto Prazo

  

-Ano de 2009

-Direção

-Coordenação

-Professores

 
 Instâncias Colegiadas (conselho escolar e outros) 

-Grêmio

 

-APMF

  

-Conselho Escolar

-Representado pelos autodefensores.

-As atribuições são realizadas pela Diretoria da Instituição.

-Em fase de implementação.

-Curto prazo

 

-Curto prazo

  

-Médio prazo

-Durante 2009

 

-Durante 2009

  

-Início de 2009.

-Todos os setores.

 

-Diretoria

  

Todos os setores.

 Planejamento Participativo (clube de mães, estagiários, voluntariados e outros) 

-Falta do Clube de mães.

  

-Não temos serviço voluntário.

-Implantar; fazer reuniões c/ mães para tal ação.

-Em fase de organização.

-Conseguir membros que assistam os setores da Instituição que dele necessitam.

-Longo prazo

  

-Longo prazo

-Durante 2009

  

-Durante 2009

-Direção

-Assist. Social

 

-Direção

-Coordenação

-Assist. Social

 

 

PRINCÍPIOS NORTEADORES
 PROBLEMAS LEVANTADOS AÇÕESMETAS – 2009/2010 (CURTO MÉDIO E LONGO PRAZO). PERÍODO RESPONSÁVEL
Equipe Multiprofissional (ações e atendimento aos alunos em horário contrário da escolarização)

-Não foram levantados problemas.

   

-Os alunos já estão sendo atendidos em contra turno.

 

-Ano de 2009

  

-Direção

-Coordenação

-Equipe Multiprofissional.

 
 Avaliação escolar         

-Relatórios incompletos

-Ficha padrão na Ed. Física.

              

Arquivo de atividades realizadas pelo aluno para comprovação do seu desenvolvimento cognitivo.

 

-Seguir roteiro de avaliação para elaboração de relatórios na Ed. Infantil, no Ensino Fundamental e Ensino Profissional.

-Registrar dia a dia o desempenho do aluno

-Registrar as ocorrências extras curriculares

-Registrar o emocional do aluno, conflitos familiares e outros

-Registrar participação em eventos esportivos e culturais

-Avaliação pedagógica no Ensino Fundamental

  

-Médio prazo

               

-Médio prazo

-Durante o ano de 2009

              

-Fevereiro, julho e dezembro

-Professores

-Coordenação

              

-Professores.

 Conselho de classe 

-Feito Semestralmente

-Reuniões bimestrais da equipe técnica, direção e professores sobre o desenvolvimento do aluno.

 

-A médio prazo

-Abril, Julho, Outubro e Dezembro de 2009.

-Equipe Técnica, Direção e Coordenação

 

 

PRINCÍPIOS NORTEADORES
 PROBLEMAS LEVANTADOS AÇÕESMETAS – 2009/2010 (CURTO MÉDIO E LONGO PRAZO). PERÍODO RESPONSÁVEL
 

Cumprimento do calendário escolar  em dias letivos e horas

 

-Não existem

  

-Desenvolver as atividades cumprindo o calendário escolar

-Longo Prazo

Durante 2009

Todos os setores.

 Hora atividade 

-Impossibilidade de adequar os horários dos professores dos mesmos programas.

-Adaptação conforme a necessidade

-Médio prazo

  

Durante 2009

  

Direção e Coordenação

  
 Reuniões Pedagógica/Semanas Pedagógicas 

-Necessidade de orientações pedagógicas com profissionais da APAE.

-Além das previstas no Calendário Escolar, quando necessário serão realizadas aos sábados

-Reuniões Pedagógicas sejam programadas pelo NRE para atender as necessidades dos profissionais da escola.

- Médio prazo

Durante 2009

-Todos os Setores

        
 Formação Continuada (cursos, grupo de estudos ofertados pelo DEEIN/SEED e PMC) 

- SEED não oferece cursos de Capacitação para professores conveniados.

-Incluir conteúdos necessários com temas voltados para a área de Ed. Especial.

-Ofertar capacitação para professores conveniados da Educação Especial.

 

Médio prazo

Durante 2009

- SEED/DEEIN

      
 Atividades culturais diversificadas (artes,esportes, escola vida, semana do excepcional, jogos estudantis e outros) 

-Sociedade Preconceituosa

     

-FERA/CONSCIÊNCIA

Local sem acessibilidade p/deficiente

-Divulgar o trabalho das APAEs, bem como conscientizar a comunidade, através de ações e eventos da Semana do Excepcional.

-Reivindicar ao órgão responsável as providências cabíveis.

-Médio prazo

     

-Médio prazo

Durante 2009

     

-durante 2009

-Comunidade em Geral

     

NRE/SEED

  
 

 

PRINCÍPIOS NORTEADORES
 PROBLEMAS LEVANTADOS AÇÕESMETAS – 2009/2010 (CURTO MÉDIO E LONGO PRAZO). PERÍODO RESPONSÁVEL
 Relação escola/comunidade   

-Analfabetismo dos pais

        

-Encaminhar para o Programas específicos (Paraná Alfabetizado e Outros), através de conscientização realizada pela equipe Técnica.

-Curto prazo

Durante 2009

Comunidade Escolar.

 Controle de freqüência(FICA)

-Alunos faltosos

   

-Visitas feitas pela Assistente Social

-Orientação às famílias

-Acompanhamento feito pela Assistente Social.

Médio prazo

    

-Durante 2009

-Coordenação

-Direção

-Assistente Social

  
Programas especiais (Federal, Estadual, Municipal e outros) 

-Falta de vagas ofertadas para Simpósios, Seminários, Encontros e Cursos para Educação Especial

-Reivindicação de abertura de vagas e participação em Simpósios, Seminários, Encontros e Cursos.

-Longo prazo

-Durante 2009

SEED/DEEIN

   
Materiais e ambientes didático-pedagógicos (laboratório de informática, TV Pen drive, acervo da biblioteca, livro didático e outros) 

-Não tem laboratório de Informática ofertado pela SEED.

 

-Falta da TV pen drive nas salas de aulas.

-Reivindicar a instalação do laboratório de Informática nas Escolas de Ed. Especial.

-Reivindicar TVs para as salas de aula

Médio prazo

   

-Médio prazo

-Durante 2009

   

Durante 2009

SEED/DEEIN

   

SEED/DEEIN

   
Desafios educacionais contemporâneos (sexualidade, violência, mercado de trabalho e outros) 

-Dificuldade de inserção do D.M. no mercado de trabalho

         

-Dificuldade de adaptação do aluno incluído Ensino comum

 

-Desestruturação familiar

-Reunião com empresários tendo como parceiros a: Associação Comercial e Agência do trabalhador.

-visitas nas empresas para investigação do trabalho que pode vir a ser realizado pelo deficiente.

-Treinar o aluno para determinada ação.

Conteúdo relacionado